Uma fotografia manipulada de Kate, princesa de Gales, e da família, divulgada pela casa real, causou polémica no Reino Unido e deixou as redes sociais em alvoroço. Contudo, a controvérsia não ficou só por aí e chegou... à Casa Branca.
O momento aconteceu na terça-feira, durante uma conferência de imprensa, quando perguntaram a Karine Jean-Pierre, porta-voz do presidente dos Estados Unidos, se "alteram digitalmente as fotografias" de Joe Biden.
Divertida, e com um sorriso, Karine Jean-Pierre rapidamente associou a questão à polémica vivida no Reino Unido e mostrou-se surpreendida pela pergunta.
"Que eu saiba, diria que não. Porque é que haveríamos de alterar digitalmente as fotografias? Está a comparar-nos com o que se passa no Reino Unido?", questionou, enquanto outras pessoas na sala se riam.
Mais tarde, a porta-voz da Casa Branca aproveitou ainda para dizer que desejava a Kate uma "rápida recuperação".
Now the whole White House Press room having a good laugh at the William and Kate fiasco🤣
— D.B. (@DBrown99944) March 12, 2024
Should have let QEII be the last monarch.
Time to just pack it all up and go be ur aristocrat selves in the countryside.#AbolishTheMonarchy pic.twitter.com/TWWdjIXSeS
Recorde-se que a polémica fotografia de família foi, segundo a realeza, tirada pelo príncipe William e tinha como objetivo acalmar as especulações sobre a saúde de Kate, quase dois meses depois da princesa de Gales ter passado por uma cirurgia abdominal, devido a uma condição não especificada.
No entanto, a descoberta de múltiplas edições na imagem, levou à retirada por cinco das maiores agências de imprensa que a publicaram e a um pedido de desculpas categórico de Kate, que assumiu a responsabilidade. A princesa de Gales explicou que "como muitos fotógrafos amadores" também faz "experiências com edição".
A controvérsia reabriu dúvidas sobre a recuperação da princesa - especialmente porque o Palácio de Kensington se recusou a publicar a foto original - e sobre a solidez da sua relação com William.
Segundo Peter Hunt, antigo correspondente real da BBC, "as pessoas vão agora questionar se são confiáveis, na próxima vez que foram divulgadas informações sobre a saúde" dos Windsors e numa altura em que o rei Carlos III sofre de cancro.
Uma nova foto tirada por dois fotógrafos reais na tarde de segunda-feira mostrou a princesa num carro ao lado do príncipe William, mas a desconfiança dos britânicos não diminuiu.
Leia Também: A internet não perdoou. Os memes hilariantes sobre Kate Middleton