"Aguardamos com expectativa as próximas reuniões da Comunidade Política Europeia no Reino Unido, a 18 de julho, e na Hungria, a 07 e 08 de novembro", declarou Michel através da rede social X (antigo Twitter).
"[Ambas as reuniões serão] duas grandes oportunidades para discussões substanciais, uma vez que enfrentamos os mesmos desafios em termos de estabilidade, segurança, energia e migração", afirmou.
Na terça-feira, o Governo britânico anunciou que a quarta reunião da CPE vai realizar-se em julho no Palácio de Blenheim, perto de Oxford, e juntará cerca de 50 líderes europeus, tendo como um dos principais temas o reforço do apoio à Ucrânia "uma vez que se espera que os combates se intensifiquem no verão".
Num comunicado, o executivo liderado por Rishi Sunak referiu que outro objetivo de Londres é discutir a "forma de trabalhar em conjunto para enfrentar o enorme desafio da migração ilegal em todo o continente".
"É um fórum importante para a cooperação em toda a Europa sobre questões que nos afetam a todos e ameaçam a nossa segurança e prosperidade", vincou Sunak.
O Palácio de Blenheim é uma mansão inglesa onde nasceu, em 1874, o antigo primeiro-ministro conservador Winston Churchill.
Depois de cimeiras anteriores na República Checa (2022), Moldova e Espanha (ambas em 2022), o Reino Unido tinha-se oferecido para organizar uma no primeiro semestre deste ano.
O atraso na divulgação de uma data alimentou rumores de que Sunak estava a planear antecipar as eleições para maio, o que descartou na semana passada.
A CPE foi uma proposta do Presidente francês, Emmanuel Macron, para permitir a todos os países de todo o continente europeu, incluindo aqueles que não fazem parte da União Europeia (UE), discutirem questões importantes.
Leia Também: UE usa ironia para felicitar Putin por "vitória esmagadora" nas eleições