Um alpinista foi, no domingo, resgatado pelos Bombeiros de Madrid em Cabezas de Hierrona, onde se situam os dois pontos mais importantes da serra de Guadarrama, em Espanha. Apesar do alerta laranja que afetou toda a região de Madrid, devido ao mau tempo causado pela tempestade Nelson, o homem, de 25 anos, decidiu continuar a sua aventura. Quando foi resgatado estava com muito frio e desorientado.
O alerta foi dado pelo próprio montanhista, que conseguiu ligar para os serviços de emergência pelas 17h30. “As condições eram de muito vento e pouca visibilidade”, explicou Pedro de la Serna, o chefe do grupo Especial de Resgate em Alta Atitude (GERA).
De acordo com o ABC Espanha, a equipa de resgate aproveitou o momento de menor nebulosidade para que um helicóptero pudesse levar três bombeiros a cerca de um quilómetro do local onde o montanhista se encontrava. Apesar de muitas dificuldades, os operacionais conseguiram chegar ao local exato onde estava o homem, a cerca de 2.100 metros de altitude.
O homem e os bombeiros deslocaram-se depois para um abrigo, onde uma enfermeira verificou que o montanhista se encontrava bem.
Leia Também: Tempestade Nelson faz quatro mortos e vários estragos em Espanha