O eclipse solar total desta segunda-feira parou a América do Norte e não foram só as pessoas a apresentar um comportamento 'invulgar' face ao fenómeno.... Os seres humanos fizeram de tudo para testemunhar o eclipse e os animais - pelo menos os do Jardim Zoológico de Fort Worth, no Texas - também demonstraram curiosidade.
Numa publicação divulgada nas redes sociais, o Zoo deu conta que "de um modo geral, registou-se um aumento da vigilância e da curiosidade, bem como um movimento em direção aos portões para se dirigirem aos estábulos interiores dos animais para passar a noite".
Os animais que se dirigiram para os seus portões "foram as tartarugas, os elefantes, as girafas, os kudus, os bonobos, os gorilas e os quatis".
Já aqueles que "demonstraram um aumento da curiosidade e da vigilância foram os leões, os lémures, os mandris, os cães selvagens e os gorilas".
"Foi também observado que alguns dos animais noturnos mostraram um aumento de atividade, como os gatos de cauda anelada e duas corujas", revela.
Segundo o Zoo, "o mais importante é que não foram observados sinais de ansiedade ou stress".
Estas conclusões resultaram das observações de uma equipa de 40 pessoas, que foi liderada por John Griffioen, e que ficou atenta ao comportamento dos animais quando escureceu ao meio-dia.
Pode ver um vídeo divulgado pelo Jardim Zoológico de Fort Worth na galeria acima.
A Sky News destaca que se sabe muito pouco sobre a reação dos animais aos eclipses, no entanto, os estudos já existentes mostram que os animais podem adotar comportamentos muito estranhos. Por exemplo, no México, em 1991, durante um eclipse, os cientistas viram aranhas da família Araneidae a desfazer as suas teias durante a parte mais escura do eclipse. Quando o sol regressou, reconstruíram-nas.
Face a este desconhecimento, três grandes estudos pediram às pessoas que enviassem as suas observações de animais, insetos e aves que se comportaram de forma estranha durante o eclipse, destaca a Sky News. A NASA também irá disponibilizar um portal para o mesmo efeito.
Leia Também: Semana arrancou com eclipse. Veja as mais belas fotografias do fenómeno