Uma professora em Lérida, Espanha, levou a direção da escola onde dá aulas à Justiça, após ter sido alvo, alegadamente, de calúnias e prevaricação.
A docente, diz o diário ABC, afirmou publicamente que ia "lavar a boca com sabão" a dois alunos, depois de os mesmos terem supostamente tecido comentários sobre uma das suas colegas de turma.
Na queixa, a mulher diz que a afirmação não passou de uma ameaça, para chamar à atenção os dois rapazes, nunca chegando a materializá-la.
"A divulgação deturpada destes factos causou efeitos muito prejudiciais à sua saúde, reputação e autoestima", dizem os advogados da docente, cuja denúncia já foi admitida por um tribunal de La Seu d'Urgell. Para além da direção da escola, também o companheiro de uma das suas colegas é alvo da denúncia, acusando-o de ter contribuído para a divulgação da notícia através de vários órgãos de comunicação social.
O caso aconteceu a 21 de abril do ano passado, quando a professora dava uma aula de inglês a uma turma do 3.º ano. Foi então que uma das suas alunas se levantou e se queixou de um comentário ofensivo que um dos rapazes da turma tinha feito. "Não acredito, tens de lavar a boca com sabão", terá então respondido a docente.
Em seguida, o menino ter-se-á levantado e corrido até uma casa de banho da escola, onde a professora o encontrou a colocar água na boca. Quando o encontrou, mandou-o regressar à sala e pedir perdão à menina. Só que, uma vez de regresso à sala, a situação repetiu-se com outro aluno.
As famílias dos meninos, diz o ABC, aceitaram o comentário da professora, admitindo que os comentários dos filhos foram graves. A escola, no entanto, definiu o acontecimento como "muito grave" e obrigou a professora a reunir-se com as famílias dos alunos para pedir-lhes desculpa.
Leia Também: Representante das escolas profissionais quer mudanças no financiamento