Um casal de Dorset, no Reino Unido, encontrou mais de mil moedas do século XVII escondidas sob o chão da sua cozinha, depois de ter decidido renovar a divisão. A descoberta ocorreu em outubro de 2009, mas os objetos, que foram enviados ao Museu Britânico para limpeza e autenticação, serão leiloados na casa de leilões Duke's Auctions, a 23 de abril.
Betty e Robert Fooks estavam a remover o piso da cozinha para aumentar a altura do teto da divisão quando, a dado momento, o homem encontrou uma tigela de cerâmica com moedas de 400 anos.
Os artefactos foram enviados ao Museu Britânico para limpeza e autenticação e, em breve, o tesouro de Poorton, como é conhecido, deverá render 35 mil libras (cerca de 40.894 euros) em leilão.
"É uma casa com 400 anos, por isso havia muito a fazer. Estávamos a remover todos os pisos e tetos, para ficarmos com paredes de pedra. Decidimos baixar o rés-do-chão para nos dar mais altura de teto. Uma noite, estava com as crianças e o meu marido estava a cavar com uma picareta, quando ligou a dizer que tinha encontrado alguma coisa. Colocou todas as moedas num balde. Se não tivéssemos baixado o piso, ainda estariam ali escondidas. Presumo que a pessoa pretendia recuperá-las, mas nunca teve oportunidade", detalhou a mulher, citada pelo The Guardian.
A coleção contém moedas de ouro de Jaime I e Carlos I, meias coroa de prata, xelins e seis pence, bens como xelins de prata e seis pence de Isabel I, Maria I da Inglaterra e Filipe II de Espanha.
Leia Também: Ligou mais de 2 mil vezes para emergência no Reino Unido. Acabou detida