Um avião militar russo despenhou-se, esta sexta-feira, no distrito de Krasnogvardeysky da região de Stavropol, na Rússia. A informação foi confirmada pelas autoridades locais, mas também pelo Ministério da Defesa da Rússia.
A aeronave, especificamente um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3, despenhou-se depois de ter efetuado uma missão de combate, informou o Ministério da Defesa, citado pela agência de notícias estatal russas RIA Novosti.
Também o governador de Stavropol, Vladimir Vladimirov, partilhou imagens no Telegram, e adiantou que os "pilotos ejetaram-se".
Posteriormente, foi adiantado que dois pilotos foram encontrados com vida e levados para o hospital, um morreu e está a ser procurado um quarto membro da tripulação.
O Ministério da Defesa alegou que o acidente terá tido origem num "mau funcionamento técnico" e que não havia munições a bordo. Contudo, a Ucrânia anunciou hoje ter abatido um bombardeiro russo de longo alcance, algo que acontece pela primeira vez desde o início da invasão lançada por Moscovo.
"Pela primeira vez, unidades de mísseis antiaéreos da Força Aérea e em cooperação com a inteligência de defesa da Ucrânia destruíram um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3, que transportava 22 mísseis de cruzeiro X", revelou o comandante da Força Aérea na plataforma de mensagens Telegram.
Ainda não se sabe, contudo, se o bombardeiro que caiu na região de Stavropol é o mesmo que o exército ucraniano afirmou ter abatido.
Nas redes sociais circula um vídeo do incidente, que foi partilhado, nomeadamente, pelo conselheiro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia, Anton Gerashchenko. Pode ver as imagens na galeria acima.
[Notícia atualizada às 09h21]
Leia Também: Um morto e nove feridos em ataques da Rússia no sul ucraniano