Este vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

Estima-se que o vulcão deite 'fora' cerca de 80 gramas de ouro por dia – o que equivale a cerca de 6.000 dólares (5.500 euros).

Notícia

© MARK RALSTON/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
26/04/2024 15:04 ‧ 26/04/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Antártida

Escondido entre os glaciares da Antártida, o ardente Monte Erebus é o vulcão ativo mais ao sul da Terra, proporcionando um pouco de calor no meio de uma paisagem gelada.

A Antártida tem 138 vulcões, segundo um estudo de 2017 citado pela United Press International, mas apenas cerca de nove estão ativos neste momento.

No entanto, com uma elevação de 3.794 metros, o Monte Erebus é o mais conhecido e juntamente com outros dois vulcões formam a Ilha Ross. Diz-se que quando foi descoberto, em 1841, durante a viagem do Capitão James Clark Ross, estava em erupção.

O vulcão bombeia regularmente nuvens de gás e vapor e é conhecido por ejetar blocos de rocha parcialmente derretida, conhecidos como "bombas vulcânicas". São as explosões de gás que pulverizam pequenos cristais de ouro - segundo os cientistas, estima-se que o vulcão deite 'fora' cerca de 80 gramas de ouro por dia – o que equivale a cerca de 6.000 dólares (5.500 euros).

O ouro já foi encontrado a centenas de quilómetros do Monte Erebus, com investigadores a encontrarem vestígios do metal precioso no ar a quase 900 quilómetros do vulcão.

Leia Também: Indonésia. Mulher morre após cair da cratera de vulcão a posar para foto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas