"Não consigo respirar". Mais um homem negro morre sob custódia nos EUA

O momento em que Frank Tyson, de 53 anos, é detido foi captado pelas 'bodycam' dos agentes no local, num bar em Ohio. Passaram mais de cinco minutos após a vítima ter sinalizado dificuldades em respirar e o momento em que os agentes verificaram o seu estado de saúde.

Notícia

© ElNecio_Cuba/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto
26/04/2024 18:13 ‧ 26/04/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Mais um homem negro morreu sob custódia policial nos Estados Unidos, na cidade de Canton, no estado de Ohio.

A situação aconteceu a 18 de abril, mas só foi conhecida na quarta-feira, com as imagens das câmaras corporais ('bodycam') a serem agora reveladas.

As autoridades foram chamadas a um bar da cidade norte-americana depois de a vítima, que conduzia um carro, ter embatido com um poste de eletricidade, deixando-o inutilizável. O homem, identificado como Frank Tyson, de 53 anos, foi depois até um bar.

As imagens mostram uma mulher a abrir a porta aos agentes e a pedir-lhes que tirassem o homem do local.

Perante a presença policial, Tyson tentou resistir à detenção e já algemado gritou "estão a tentar matar-me" e "chamem o xerife", enquanto estava no chão.

O momento pode ser visto nas imagens abaixo, alertando o Notícias ao Minuto para a violência das mesmas:

Os agentes detiveram-no enquanto esteve estava no chão, utilizando um joelho nas suas costas para que este não se levantasse e o homem disse que "não conseguia respirar". Os agentes disseram ao homem que ele estava bem, para se acalmar e para parar de resistir.

Segundo a imprensa, desde o momento em que Tyson disse que não conseguia respirar até que os agentes verificaram o sue estado de saúde passaram cinco minutos. Um dos agentes perguntou se ele já estava mais calmo e um outro respondeu: "Pode estar inconsciente".

Perante a situação, os polícias não tinham a certeza se estavam a sentir a pulsação do homem e começaram a realizar manobras de reanimação.

Segundo o relatório das autoridades conhecido na sexta-feira, foram administradas doses de Narcan, medicamento utilizado para reverter efeitos de opioides, nomeadamente, situações de overdose. Depois da situação no bar, Tyson foi declarado morto. 

À imprensa norte-americana, uma sobrinha da vítima classificou a situação como "um absurdo". "Pareceu uma eternidade até verificarem a situação dele", afirmou Jasmine Tyson.

Frank Tyson saiu da prisão no dia 6 deste mês depois de estar detido durante 24 anos devido a um rapto e roubo. O procurador-geral de Ohio referiu que a situação está a ser investigada e será apurado se a morte esteve relacionada com o uso da força dos agentes, que entretanto foram suspensos.

"A investigação está ativa e em andamento", explicaram.

Leia Também: EUA. Jovem de 13 anos detido por assaltar e agredir mulher em farmácia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas