A história de uma cria de orca que parecia 'destinada' a um mau final teve uma reviravolta esta sexta-feira, quando se conseguiu libertar de uma lagoa remota, na Ilha de Vancouver, no Canadá.
De acordo com o que contam as publicações internacionais, foi ao início da manhã de hoje que o animal, com dois anos, se conseguiu libertar do local, depois de a maré subir.
Perante o fenómeno, a orca conseguiu nadar por baixo de uma ponte, que, segundo a imprensa, estava a servir de barreira para a sua fuga para mar alto - que hoje se concretizou.
A jornada deste animal começou há mais de um mês, a 23 de março, quando a cria e a sua mãe ficaram encurraladas no local. A progenitora morreu nesse dia e, durante semanas, todos os esforços para libertar o membro sobrevivente não tiveram sucesso.
A situação levou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, a considerar que a situação era "de partir o coração".
O resgate do animal era difícil de realizar dadas as dimensões e o local, e responsáveis já tinham tentado fazer vocalizações para que o animal fosse para alto mar e também colocar cordas com boias - alternativas que não foram frutíferas.
O animal ficou no local durante semanas, sendo alimentado por uma equipa com cerca de 50 pessoas, que sempre se empenharam no seu resgate.
Leia Também: Cavalos feridos após fuga em Londres podem ser acolhidos em instituição