Centenas de casas ficaram destruídas, na sexta-feira, depois de a cidade de Omaha, no estado do Nebraska, nos EUA, ter sido atingida por vários tornados. Há ainda quase 10 mil pessoas sem energia.
De acordo com a Sky News, a cidade foi atingida por vários tornados, mas o mais forte atingiu os subúrbios a noroeste, onde moram mais de 485 mil habitantes. A maioria das casas danificadas ficam localizadas na área de Elkhorn, onde os polícias e as equipas de emergência andaram a percorrer porta a porta para retirar pessoas presas nos escombros.
Pat e Kim Woods, que moram em Elkhorn, revelaram que se abrigaram quando o tornado estava a cerca de 200 metros de distância. "Podíamos ouvi-lo. Quando subimos, a nossa cerca tinha desaparecido e olhámos para o noroeste e todo o bairro tinha desaparecido", afirmou Woods.
Apesar de muitas casas terem ficado completamente destruídas, outras permaneceram intocadas. Não houve registo de mortos, embora muitas pessoas tenham sofrido ferimentos leves. "As pessoas foram avisadas e isso salvou as suas vidas", referiu o chefe da polícia de Omaha, Todd Schmaderer.
Um dos tornados passou junto ao aeroporto da cidade, que teve de ser encerrado durante quase uma hora. Os passageiros foram enviados para abrigos contra tempestades e alguns edifícios do aeroporto sofreram danos.
Um prédio, onde estavam cerca de 70 pessoas, desabou e obrigou à retirada de várias vítimas dos escombros.
O Serviço Meteorológico emitiu vários alertas para tornados para os estados norte-americanos de Iowa, Kansas, Missouri, Oklahoma e Texas.
Leia Também: Vídeo. Tornados, granizo 'gigante' e ventos de quase 100 km/h no Nebrasca