As imagens do momento em que o Monte Ruang, um vulcão no norte da Indonésia, entrou em erupção, na madrugada desta terça-feira, são impressionantes.
As imagens - que pode ver na galeria acima - mostram uma coluna em tons vermelhos, a disparar para o céu - uma vez que tem uma intensa atividade elétrica -, uma grande nuvem de cinzas a sair da cratera e brasas incandescentes.
A erupção - a segunda em duas semanas - lançou uma primeira coluna de cinzas que chegou aos mais de 19 quilómetros de altura.
O acontecimento espalhou detritos nas cidades vizinhas e provocou o encerramento do Aeroporto Internacional Sam Ratulangi, em Manado, a capital da província de Sulawesi do Norte, na manhã desta terça-feira, devido à fraca visibilidade e ao perigo que as cinzas representam para os motores dos aviões, salientou o diretor da autoridade aeroportuária regional, Ambar Suryoko, citado pela Associated Press (AP).
A agência geológica da Indonésia elevou o alerta para o nível mais alto, depois de os sensores terem detectado um pico de atividade.
Os residentes foram aconselhados a manter-se a pelo menos seis quilómetros de distância da cratera do vulcão de 725 metros.
De recordar que, desde o início do mês, o Ruang entrou em erupção várias vezes, levando à retirada de mais de seis mil pessoas.
A Indonésia, um vasto arquipélago no Sudeste Asiático, situa-se no chamado 'Anel de Fogo' do Pacífico, zona de grande atividade vulcânica e sísmica.
Leia Também: Nova erupção na Indonésia obriga a encerramento de aeroporto vizinho