Finn desapareceu de casa dos donos na cidade de Barnstaple, em Inglaterra, em 2011, quando tinha apenas oito semanas de vida. Volvidos 12 anos, o gato foi encontrado… a cerca de três quilómetros de distância.
Segundo conta o Daily Mail, o animal saiu de casa durante a noite e não voltou. A dona, Michelle Watkin, procurou-o durante dias a fio, pendurou cartazes e comunicou o desaparecimento aos veterinários locais.
"O Finn saiu como de costume uma noite, mas desapareceu sem deixar rasto", disse Michelle.
"Pendurei cartazes e folhetos sobre animais perdidos nas portas, comuniquei o seu desaparecimento aos veterinários locais, andei pelas ruas à procura dele e comuniquei o seu desaparecimento à Petlog, que tinha o seu chip", acrescentou.
No entanto, passaram-se semanas e não havia qualquer avistamento do gato. Michelle temeu o "pior", mas 12 anos depois recebeu um telefonema do veterinário a dizer que tinham encontrado um gato com microchip com os seus dados a apenas três quilómetros de distância.
"Estou muito feliz por o ter de volta", contou.
Durante o tempo em que esteve desaparecido, o animal viveu na rua, mas foi alimentado pela vizinhança. Agora está a "instalar-se lentamente em casa".
"Estou a ganhar a sua confiança! Vai levar tempo, mas estou feliz por ele estar em casa, depois de todo este tempo", contou a dona.
Leia Também: Dois gatos bebés resgatados de local "extremamente perigoso" de uma obra