Um deputado regional russo, apoiante de Vladimir Putin, alega ter sido vítima de uma tentativa de homicídio, tendo divulgado um vídeo que mostra o seu carro em chamas, depois de ter explodido, numa área ocupada da Ucrânia.
Denis Kharitonov divulgou o vídeo no Telegram, no sábado, e na legenda das imagens lembrou que está a realizar "tarefas na zona de operações militares especiais". Segundo o deputado, nesse mesmo dia, "durante o cumprimento de outra missão", o seu veículo "explodiu.... e ardeu por completo".
Kharitonov, que é deputado do partido Rússia Unida na assembleia legislativa da região de Astrakhan, disse no início do ano que se tinha alistado nas Forças Armadas e que tinha sido enviado para a linha da frente. O homem, de 44 anos, não disse se estava ou não no carro quando este explodiu, nem forneceu pormenores sobre o local do incidente.
Além disso, também deu a entender que havia sido alvo de outras tentativas de assassinato. "Já há algum tempo que não me fazem explodir o carro", escreveu, atribuindo a culpa do ataque à Ucrânia.
O caso está a ser investigado pelas autoridades russas, segundo adiantou.
Recorde-se que dezenas de figuras russas pró-guerra têm alegado ter sido vítimas deste tipo de ataque desde que Moscovo invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. A Rússia culpa, frequentemente, Kyiv pelos ataques.
Leia Também: Forças ucranianas recuam na frente de Kharkiv devido a ataques russos