"A Rússia não tem os números necessários para alcançar um avanço estratégico, não acreditamos nisso e, em concreto, não tem as competências e a capacidade para o fazer", disse o Comandante Supremo Aliado para a Europa (SACEUR), Christopher G. Cavoli, em conferência de imprensa conjunta com o presidente do Comité Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Rob Bauer.
As tropas russas "têm a capacidade para fazer ligeiros avanços e é isso que tem acontecido", admitiu o general norte-americano.
Já Rob Bauer disse que "as circunstâncias não se alteraram ao ponto de a Ucrânia querer avançar para uma negociação" para um cessar-fogo.
"A reunião entre [Vladimir] Putin [Presidente russo] e Xi [Jinping, Presidente da China] não alterou as circunstâncias", completou, numa altura em que as tropas russas estão a reconquistar alguns zonas de Kharkiv.
O presidente do Comité Militar da Aliança Atlântica assegurou "que o apoio está a caminho" da Ucrânia e que vários países reafirmaram a intenção de continuar a apoiar o país invadido há dois anos, mas apenas referiu o que já era conhecido, como um terceiro sistema de defesa antiaéreo Patriot disponibilizado pela Alemanha.
Leia Também: NATO avisa que lei da Geórgia afasta país de integração euro-atlântica