Kim Yo-Jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, negou haver troca de armas com a Rússia, no âmbito da guerra na Ucrânia.
"Teoria mais absurda". Foi assim que Kim Yo Jong apelidou o suposto acordo de armas entre a Coreia do Norte e a Rússia, salientando que não passa de "um falso boato" que "não merece a avaliação nem a interpretação de ninguém", revela a KCNA, citando a sua declaração à imprensa.
A irmã do líder norte-coreano acrescentou ainda que as armas que a Coreia do Norte está a desenvolver não se destinam à exportação, mas sim à defesa do país contra a Coreia do Sul.
Ainda assim, os Estados Unidos e a Coreia do Sul acusaram a Coreia do Norte de transferir armas para a Rússia para serem utilizadas em território ucraniano, no entanto, tanto Moscovo como Pyongyang negaram as acusações, mas prometeram aprofundar as relações militares, no ano passado, reporta a agência Reuters.
Os laços entre a Coreia do Norte e a Rússia fortaleceram-se bastante após a visita de Jong-un à Rússia, em setembro, e de ter participado numa cimeira com o presidente Vladimir Putin.
Já esta quinta-feira os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra dois indivíduos e três empresas russas por facilitarem a transferência de armas entre a Rússia e a Coreia do Norte, incluindo mísseis balísticos para serem utilizados na invasão na Ucrânia.
Leia Também: EUA aplicam sanções a russos por negócios de armas com a Coreia do Norte