Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Exército russo reclama avanços na região de Kharkiv

A Rússia reivindicou hoje que está a fazer progressos na região ucraniana de Kharkiv (nordeste), onde conduz uma ofensiva para criar uma zona tampão que permita evitar ataques de Kiev em território russo.

Exército russo reclama avanços na região de Kharkiv
Notícias ao Minuto

15:25 - 17/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"No espaço de uma semana, as unidades do Grupo Norte (...) libertaram 12 localidades na região de Kharkiv (...) e continuam a avançar em direção às defesas inimigas", declarou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

O ministério acrescentou que as forças russas continuam a "penetrar mais profundamente nas linhas defensivas do inimigo", segundo a agência espanhola EFE.

Segundo estimativas do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), com sede em Washington, as forças russas terão avançado oito quilómetros em território ucraniano após uma semana de ofensiva na região de Kharkiv.

O objetivo de criar uma zona de segurança junto à fronteira da Rússia com a Ucrânia foi anunciado hoje pelo Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma visita à China.

Putin descreveu a ofensiva no nordeste da Ucrânia como uma resposta aos ataques ucranianos em território russo.

"Eu tinha dito publicamente que, se isto continuasse [os ataques ucranianos], seríamos obrigados a criar uma zona de segurança, uma zona sanitária. É isso que estamos a fazer", declarou, citado pela agência francesa AFP.

Kharkiv, capital da região, é a segunda maior cidade da Ucrânia.

Tinha mais de 1,4 milhões de habitantes antes da guerra desencadeada com a invasão russa de fevereiro de 2022.

Putin disse também que, para já, a Rússia não tinha planos para tomar Kharkiv.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu anteriormente que a situação em Kharkiv era muito complicada, mas que Kiev não podia perder a cidade para o inimigo russo.

Zelensky visitou a região na quinta-feira, depois de ter anulado compromissos no estrangeiro, incluindo visitas a Espanha e Portugal.

Leia Também: Putin descreve ofensiva em Kharkiv como resposta a ataques ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório