O ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjarto, avisou, esta quarta-feira, que o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia irá levar a "uma guerra mundial", dizendo que os húngaros estão "cansados das tentativas de arrastar toda a Europa e até o mundo inteiro" para o conflito, numa crítica a alguns dirigentes europeus.
"Alguns políticos europeus querem enviar soldados para a Ucrânia, enquanto outros políticos europeus estão a fantasiar com a utilização de armas nucleares. Em todo o caso, isso significará uma guerra mundial e aqueles que estiverem próximos do conflito armado terão de pagar por isso", alertou Szijjarto, numa conferência de imprensa em Amã, após conversações com o seu homólogo da Jordânia, Ayman Safadi, segundo cita a agência estatal russa TASS.
Segundo o diplomata, os húngaros "já se cansaram destas declarações perigosas" sobre o conflito na Ucrânia. "Estamos cansados das tentativas de arrastar toda a Europa e até o mundo inteiro para a guerra. Estamos cansados das conversas sobre o envio de tropas terrestres e a utilização de armas nucleares na Ucrânia", declarou.
O ministro húngaro disse ainda esperar que nas eleições europeias, os eleitores possam "enviar um sinal aos políticos europeus que estão a dizer disparates".
Leia Também: Hungria critica fim de procedimento do "Estado de direito" à Polónia