Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Antigo membro do gabinete de Zelensky acusado de enriquecimento ilícito

Um antigo vice-chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi acusado de enriquecimento ilícito, informou hoje o Gabinete Anticorrupção da Ucrânia, estando em causa cerca de 400 mil dólares (369 mil euros) com origem suspeita.

Antigo membro do gabinete de Zelensky acusado de enriquecimento ilícito
Notícias ao Minuto

19:02 - 22/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

O antigo funcionário presidencial, identificado pela comunicação social ucraniana como Andrii Smyrnov, é acusado de ter adquirido bens imóveis e veículos com fundos cuja origem não é clara.

"São dois carros Mercedes-Benz e Volkswagen, duas motos Honda e BMW, três lugares de estacionamento em Kyiv, um apartamento em Lviv e um terreno na Transcarpácia", afirmou o órgão de combate à corrupção.

O antigo alto funcionário é acusado de ter transferido a maior parte destes bens para o seu irmão, "mantendo o direito de dispor deles na íntegra".

Smyrnov, demitido em março, incorre numa pena até dez anos de prisão se for considerado culpado.

Desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, vários casos de corrupção em grande escala foram revelados no país, incluindo nas Forças Armadas e nas estruturas governamentais.

A Ucrânia, que enfrentava graves problemas de corrupção endémica antes mesmo da invasão russa, comprometeu-se a aumentar os seus esforços para combater este crime, visando ao mesmo tempo tranquilizar os seus aliados ocidentais e manter a ambição de integrar a União Europeia (UE).

No início de maio, o ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solsky, demitiu-se após ser acusado de se ter apropriado de terras pertencentes ao Estado.

Em 2023, o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, deixou o cargo entre escândalos de peculato no Exército relacionados com a compra de munições e equipamentos para os soldados.

Leia Também: Zelensky convida Nyusi para Cimeira Global sobre a Paz na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório