A Bélgica vai fornecer à Ucrânia 30 caças F-16 até 2028, estando a primeira aeronave prevista para chegar antes do final deste ano, afirmou, esta terça-feira, a ministra dos Negócios Estrangeiros belga, Hadja Lahbib.
"A Bélgica compromete-se a transferir 30 dos seus caças F-16 para a Ucrânia até 2028", afirmou Lahbib, citada pela RBC-Ukraine, acrescentando que o primeiro avião poderá ser entregue até ao final de 2024.
Segundo a ministra, os primeiros caças serão entregues à Ucrânia até o final do ano e esse compromisso será formalizado oficialmente num acordo de garantias de segurança, que será assinado hoje pela Ucrânia e pela Bélgica.
O Ministério da Defesa belga também transferirá munições dos seus arsenais para equipar os F-16 na Ucrânia.
Recorde-se que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai assinar um acordo bilateral de segurança com o primeiro-ministro da Bélgica na manhã de terça-feira, em Bruxelas, antes de viajar para Lisboa para firmar um acordo com Portugal, segundo fontes governamentais.
A viagem até Bruxelas acontece depois de Zelensky ter visitado Espanha e ter assinado um acordo de segurança entre os dois países, que "inclui um compromisso de ajuda militar para 2024 de mil milhões de euros que vai permitir à Ucrânia reforçar as suas capacidades", declarou Sánchez durante uma conferência de imprensa comum.
Leia Também: Zelensky visita hoje Portugal e assina acordo bilateral para dez anos