Melinda Gates doa mil milhões de dólares para apoiar mulheres e famílias

Melinda French Gates revelou hoje a doação de mil milhões de dólares nos próximos dois anos a pessoas e organizações que trabalham no apoio às mulheres e famílias em todo o mundo, incluindo em direitos reprodutivos nos EUA.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/05/2024 18:59 ‧ 28/05/2024 por Lusa

Mundo

Melinda Gates

No início do mês, French Gates anunciou a saída da liderança da Fundação Bill e Melinda Gates, para concentrar-se nas mulheres e nas famílias.

Com esta saída, Melinda recebeu 12.000 milhões de dólares (11.000 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) de Bill Gates, para a sua filantropia no futuro.

French Gates, uma das maiores defensoras filantrópicas da igualdade de género nos EUA, revelou hoje num artigo no jornal The New York Times que tem sido travada ao longo dos anos por pessoas que dizem que não é o momento certo para falar sobre igualdade de género.

"Décadas de investigação sobre economia, bem-estar e governação deixam claro que investir nas mulheres e nas raparigas beneficia a todos", defendeu no artigo.

French Gates adiantou que nas últimas semanas começou a direcionar novas doações através da sua organização, Pivotal Ventures, para grupos que trabalham nos EUA para proteger os direitos das mulheres e aumentar o seu poder e influência.

Teresa Younger, presidente e CEO da Ms. Foundation for Women, que recebeu uma doação, há muito que apela aos doadores para concederem financiamento irrestrito e plurianual às organizações, elogiando o novo compromisso de French Gates como parte de uma tendência mais ampla de grandes doadoras atribuírem quantias generosas a organizações sem fins lucrativos.

Melinda Gates também se comprometeu a atribuir a 12 indivíduos 20 milhões de dólares (18,3 milhões de euros) cada, para distribuir a organizações sem fins lucrativos à sua escolha até final de 2026.

No total, anunciou 690 milhões de dólares (634 milhões de euros) em compromissos dos 1.000 milhões de dólares (910 milhões de euros) prometidos, que também incluem uma 'chamada' para candidaturas que a organização Lever for Change irá analisar este outono.

French Gates revelou ainda que 250 milhões de dólares (229 milhões de euros) serão concedidos através desse processo para financiar organizações que trabalham para melhorar a saúde física e mental das mulheres em todo o mundo.

A Pivotal Ventures é uma sociedade de responsabilidade limitada que também gere investimentos para empreendimentos lucrativos, pelo que há pouca informação pública sobre as suas doações ou os ativos que gere.

Esta sociedade concentrou-se em várias formas de aumentar a participação económica e política e o poder das mulheres, como colmatar a disparidade salarial, compensar o trabalho de cuidados muitas vezes realizado pelas mulheres e incentivar as mulheres a concorrer a cargos políticos.

No artigo, French Gates abordou as elevadas taxas de mortalidade materna nos EUA, observando que as mães negras e nativas americanas correm o maior risco.

Leia Também: Melinda Gates deixa fundação filantrópica que criou com Bill Gates

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas