Israel confirma retirada de Jabalia. Soldados "completaram a sua missão"
Israelitas afirmam ter destruído dez quilómetros de túneis subterrâneos.
© Fadi Alwhidi/Anadolu via Getty Images
Mundo Israel/Palestina
O exército israelita confirmou que já se retirou de Jabalia, na Faixa de Gaza, onde esteve em combates durante três semanas, segundo a agência de notícias Al Jazeera.
Os soldados israelitas "completaram a sua missão" nessa localidade e estão prontos para novas operações, disseram os militares, após os combates que vitimaram centenas de pessoas, segundo a Al Jazeera.
Também foram recuperados os corpos de sete reféns israelitas mortos e foram destruídos 10 quilómetros de túneis subterrâneos.
A Al Jazeera explica que os ataques reduziram Jabalia, onde estava instalado um campo para refugiados, a escombros.
"A zona inteira desapareceu. As pessoas não conseguem encontrar as suas casas. Nem sabemos se vamos encontrar os nossos familiares. É um crime", disse um residente à mesma agência de notícias, ao voltar a esta localidade.
Desde o início da guerra, Israel e o Hamas só chegaram a um acordo de tréguas de uma semana no final de novembro, que resultou na libertação de 105 reféns em troca de 240 prisioneiros palestinianos.
Além disso, quatro reféns foram libertados pelo Hamas em outubro, três foram resgatados pelo exército - dois deles em fevereiro, numa operação bem-sucedida em Rafah, e foram recuperados os corpos de 20 reféns, três dos quais foram mortos por engano pelas tropas israelitas em dezembro.
Leia Também: Hamas anuncia captura de soldados israelitas em Jabalia. Israel nega
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com