O Papa Francisco voltou a gerar polémica com as suas declarações, ao ter, alegadamente, afirmado que "as 'cuscuvilhices' são coisa de mulher".
Francisco terá dito estas palavras num encontro privado com jovens sacerdotes italianos, diz o website Il Silere Non Possum, citado pelo The Guardian. Horas depois, a comunicação social ficava a saber das polémicas palavras.
"Sei que nas paróquias (de Roma) há muita 'cuscuvilhice'. A 'cuscuvilhice' não ajuda. As 'cuscuvilhices' são coisa de mulher", terá afirmado.
Francisco, de 87 anos, terá ainda alegadamente acrescentado: "Nós é que usamos as calças, temos de dizer as coisas".
O diretor do Il Silere Non Possum, Marco Perfetti, disse ter na sua posse um áudio da discussão, que terá sido gravada por mais do que um participante no evento. "Temos a gravação do papa a dizer isto", garantiu.
O caso surge poucos dias dias depois de o Papa ter gerado polémica noutra situação, quando disse que já havia "muita paneleirice" nos seminários. As palavras foram mencionadas durante a Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana, à porta fechada, a 20 de maio, na antiga sala do Sínodo, no Vaticano.
Na terça-feira, o Sumo Pontífice emitiu um pedido de desculpas oficial, afirmando que não pretendia ofender ninguém ou utilizar termos homofóbicos.
Leia Também: Em privado, Papa opôs-se a seminaristas gays: "Já há muita paneleirice"