Os Países Baixos deram, esta quinta-feira, o 'pontapé de saída' para as votações das Eleições Europeias. As urnas abriram às 7h30 locais (6h30 em Lisboa) e permanecerão abertas até às 21h00 (20h00 em Lisboa).
Até ao momento, já votaram o candidato dos Verdes Europeus, Bas Eickhout, dos Verdes, Jesse Klaver, do BBB - Movimento de Agricultores-Cidadãos, Sander Smit, do Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD), Dilan Yesilgoz, do Novo Contrato Social (NSC), Pieter Omtzigt, e do Apelo Democrata-Cristão (CDA), Henri Bontenbal, segundo indica a imprensa local.
Sublinhe-se que, no total, cerca de 373 milhões de eleitores são chamados às urnas para escolher a composição do Parlamento Europeu nos próximos cinco anos, elegendo 720 eurodeputados, mais 15 que na legislatura que agora termina.
Os portugueses elegem 21 eurodeputados.
Os Países Baixos são os primeiros a votar e segue-se, na sexta-feira, a Irlanda. Na República Checa vota-se em dois dias, sexta-feira e sábado. No sábado, vão às urnas os cidadãos da Letónia, Malta e Eslováquia. Em Itália, a votação também decorre em dois dias, sábado e domingo.
Nos restantes 20 países, incluindo Portugal, a votação decorre no domingo.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Meloni embalada para vitória clara em Itália e papel de relevo na UE