Segundo um comunicado divulgado pela Embraer, a possibilidade de expansão considera as necessidades do crescente número de clientes europeus da aeronave.
"A avaliação pode levar ao desenvolvimento de uma solução de treinamento dedicada para a região, com suporte aos atuais e futuros clientes do C-390", informou a empresa brasileira.
A Embraer conta com um Centro de Treino para o C-390 no Brasil, no estado de São Paulo, incluindo um Simulador Completo de Voo e Missão (FFMS) e uma Estação de Treino de Loadmaster.
O Centro tem recebido as tripulações das Forças Aéreas brasileira, portuguesa e húngara para capacitação inicial para o C-390.
A fabricante brasileira acrescentou que, com a Rheinmetall, tem realizado estudos sobre formas de aumentar a proximidade com os clientes atuais e futuros da aeronave na Europa, com o objetivo de facilitar o treino de pilotos, mecânicos e outros membros da tripulação.
"Queremos criar as melhores condições para nossos clientes do C-390, oferecendo o melhor treinamento da categoria. Monitoramos continuamente a rede e avaliamos soluções customizadas para cada região à medida em que a frota cresce", disse Ayslan Anholon, vice-presidente de Operações de Voo e Treino da Embraer Serviços & Suporte, citado no comunicado.
"Com a evolução dos desafios de defesa e segurança enfrentados pelos aliados e nações parceiras da NATO, as forças aéreas da Europa devem treinar seus pilotos com padrões rigorosos, para combater com eficácia as ameaças emergentes. Nosso objetivo é preparar os pilotos do C-390 para cenários variados e complexos", acrescentou José Gustavo, vice-presidente de Vendas da Embraer Defesa & Segurança para a Europa e África.
A Força Aérea Portuguesa adquiriu um simulador completo de voo e missão como parte do seu contrato do C-390 com a Embraer, que será instalado na Base Aérea de Beja, em Portugal.
O Embraer C-390 é um avião de transporte militar multimissão para uso tático e logístico, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer.
A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.
A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Em Portugal, a Embraer mantém-se acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.
Leia Também: Força Aérea faz "transporte de urgência de órgãos" entre Açores e Lisboa