ONU inclui Exército de Israel na "lista negra" de entidades que punem crianças

As Nações Unidas decidiram hoje incluir o Exército de Israel numa "lista negra" de países e entidades acusados de punir a população infantil em zonas de conflito, segundo confirmou o representante israelita na ONU, Gilad Erdan.

Notícia

© iStock

Lusa
07/06/2024 17:36 ‧ 07/06/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

O diplomata israelita declarou-se "profundamente consternado e repugnado" pela decisão "imoral" adotada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, num vídeo difundido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e que revela uma suposta conversa entre ambos.

"Quem deve acabar numa lista negra é o secretário-geral, cuja decisão, desde que começou a guerra e mesmo antes, incentiva os terroristas do Hamas a usar as crianças", acrescentou.

Horas antes da declaração de Erdan, 'media' israelitas indicaram que Guterres tinha informado sobre esta decisão o adido de Defesa israelita nos EUA, general Hidai Zilberman, e pela qual o Exército israelita passa a juntar-se na "lista negra" a organizações 'jihadistas' como o Estado islâmico ou o Boko Haram, a ainda a países como o Afeganistão, Birmânia ou Somália.

Leia Também: ACNUR insta eleitores a "não se deixarem levar" por sentimento anti-migrantes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas