Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Encontrado manuscrito único com referência a infância de Jesus Cristo

Pedaço de papel estava guardado há anos e acreditava-se que mais não era que uma possível lista de compras.

Encontrado manuscrito único com referência a infância de Jesus Cristo
Notícias ao Minuto

10:33 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Jesus

Um manuscrito, com mais de 1.600 anos, foi identificado como se tratando de um relato sobre a infância de Jesus Cristo.

O pedaço de papel, já em mau estado, e escrito à mão, estava guardado há décadas numa livraria em Hamburgo, Alemanha, onde se acreditava tratar de um documento de pouca importância.

Contudo, dois especialistas terão reparado que o mesmo tinha a palavra 'Jesus' inscrita e decidiram analisá-lo melhor. O que descobriram, dizem, é algo "extraordinário".

“Pensou-se que fazia parte de um documento quotidiano, como uma carta privada ou uma lista de compras, porque a caligrafia parecia muito desajeitada”, afirmou um dos especialistas, explicando depois como é que esta crença se dissipou.

"Começámos por notar a palavra Jesus no texto. Depois, comparando-o com numerosos outros papiros digitalizados, decifrámos letra por letra e rapidamente percebemos que não podia ser um documento quotidiano", completa.

O pedaço de papiro contém um total de 13 linhas em letras gregas e nele conta-se a “vivificação dos pardais”, uma história da infância de Jesus em que ele transforma 12 pardais de barro em pássaros vivos.

De acordo com o texto, Jesus estava a brincar junto a um riacho onde moldava os pardais a partir de barro mole. Quando foi repreendido pelo seu pai, Jesus, com 5 anos de idade, bateu palmas e deu vida às figuras de barro.

"Este fragmento de papiro é de um extraordinário interesse científico", afirmou Lajos Berkes, um dos teólogos responsáveis pela descoberta.

Leia Também: 'Velar por Ela' fala da condição humana, das mulheres e do antifascismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório