Uma menina ucraniana, de nove anos, foi encontrada morta esta quarta-feira numa floresta perto de Döbeln, na Saxónia, Alemanha, depois de ter sido dada como desaparecida há uma semana.
Em conferência de imprensa, a polícia alemã confirmou que uma pessoa tinha sido encontrada sem vida na terça-feira e que o corpo pertence a Valeriia, que estava desaparecida há cerca de uma semana quando seguia a caminho da escola, revela o jornal Ukrainska Pravda.
"Valeriia foi vítima de um crime. Estamos a investigá-lo como um homicídio", disse o chefe da polícia, Carsten Kempf, detalhando ainda que a vítima foi encontrada numa zona inacessível e com vegetação rasteira, local onde terá sido cometido o crime.
O corpo foi encaminhado e examinado no Instituto de Medicina Legal de Leipzig.
A procuradora-geral de Chemnitz, Ingrid Burkhard, declarou entretanto que "após o exame e a autópsia, não havia sinais de que a jovem tivesse sido vítima de violência sexual".
Apesar da investigação, até ao momento não foram identificados nem detidos quaisquer suspeitos do crime. "A nossa investigação centra-se atualmente no círculo mais próximo de conhecidos da família", afirmou a procuradora.
De recordar que Valeriia é natural de Dnipro e vive na Alemanha com a mãe desde 2022. O pai está a servir o país junto do Exército da Ucrânia.
‼️ A 9-year-old girl from Ukraine, who disappeared on June 3, has been found dead in Germany
— NEXTA (@nexta_tv) June 12, 2024
She left home for school in the town of Döbeln early in the morning, but never made it to class.
All this time Valeria was searched for by police, local residents and emergency… https://t.co/UivhNIWN5I pic.twitter.com/t0svEzVz7s
Leia Também: Ataque russo a cidade natal de Zelensky faz pelo menos seis mortos