Mísseis? Coreia do Norte encorajada a tomar medidas "provocatórias"

As palavras são do vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Kurt Campbell, num evento organizado pelo grupo de reflexão do Conselho de Relações Externas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
24/06/2024 16:23 ‧ 24/06/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Kurt Campbell

As discussões entre a Rússia e a Coreia do Norte sobre o que Pyongyang recebe em troca do fornecimento de armas a Moscovo podem estar relacionadas com o desenvolvimento de mísseis nucleares de longo alcance da Coreia do Norte.

Ao que sugeriu o vice-secretário de Estado dos EUA, Kurt Campbell, num evento organizado pelo grupo de reflexão do Conselho de Relações Externas, citado pela Reuters, a China está preocupada com o facto de Pyongyang poder ter sido encorajada por Vladimir Putin a tomar medidas "provocatórias" que poderiam levar a uma crise no Nordeste Asiático.

Recorde-se que o presidente russo fez uma visita à Coreia do Norte, na semana passada, tendo assinado um pacto de defesa que exige que os países forneçam assistência militar imediata se algum deles for atacado, algo que os EUA manifestaram preocupação. Foi a primeira visita do presidente russo à Coreia do Norte desde 2000.

O pacto ampliou as preocupações ocidentais sobre a potencial ajuda russa aos programas nucleares ou de mísseis da Coreia do Norte. Nem a Rússia nem a Coreia do Norte publicaram o texto do acordo de segurança. Não ficou imediatamente claro que apoio pode ser esse e poucos detalhes do acordo foram tornados públicos.

Leia Também: Um morto e cinco feridos num tiroteio nos EUA. Um ficou em estado grave

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas