O jornalista Evan Gershkovich, do Wall Street Journal, começou a ser julgado esta quarta-feira por espionagem na Rússia. O norte-americano, recorde-se, foi acusado de ter recolhido informações sobre uma fábrica de tanques russa para os serviços secretos dos Estados Unidos.
Antes do início do julgamento, que decorre à porta fechada em Ekaterinburg, nos Urais, Gershkovich apareceu brevemente perante os jornalistas com a cabeça rapada, mas com um sorriso na cara, segundo a agência de notícias Reuters.
O jornalista foi detido pelos serviços secretos russos em março de 2023 durante uma reportagem em Ekaterinburg e incorre numa pena até 20 anos de prisão, sem a Rússia ter fundamentado as acusações ou apresentado publicamente quaisquer provas.
Gershkovich é o primeiro repórter norte-americano a ser detido sob acusação de espionagem na Rússia desde setembro de 1986, quando Nicholas Daniloff, correspondente em Moscovo do U.S. News and World Report, foi detido pelas autoridades de segurança russas.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: EUA consideram sem credibilidade acusações contra jornalista detido na Rússia