O presidente da Argentina, Javier Milei, atacou, esta terça-feira, o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou "dinossauro idiota".
Este ataque foi feito numa publicação na rede social X (antigo Twitter), na qual deixou inúmeras críticas a Lula da Silva, passando por temas como a recente tentativa de golpe de Estado na Bolívia e as últimas presidenciais na Argentina.
Na referida publicação, Milei refere-se mais do que uma vez ao presidente brasileiro como "perfeito dinossauro idiota" e "grande dinossauro idiota", voltando a classificar a tentativa de golpe de Estado na Bolívia como "fraude", referindo que Lula "não aceita o seu erro" ao ter condenado a ação militar.
Além disso, acusou o presidente brasileiro de interferência nas eleições presidenciais da Argentina do ano passado.
Milei disse ainda que Lula "esteve preso por corrupção e é comunista", como já havia feito no passado.
O Palácio do Planalto recusou pronunciar-se sobre estas declarações, de acordo com a imprensa brasileira.
EL PERFECTO DINOSAURIO IDIOTA
— Javier Milei (@JMilei) July 2, 2024
1. Se come la curva en el caso Bolivia y me critica por no declarar de modo inmediato;
2. Se conoce el fraude montado en Bolivia y el perfecto idiota, en lugar de aceptar su error me critica por dejar su estupidez a la vista;
3. Luego de las…
As relações entre Milei e Lula são nulas desde que, durante a campanha eleitoral, Lula da Silva manifestou apoio ao candidato Sergio Massa, ao que Milei respondeu chamando o chefe de Estado brasileiro de "corrupto" e "comunista". Após vencer as eleições, Milei chegou a enviar uma carta ao governo brasileiro e convidou Lula para a sua tomada de posse, mas o presidente brasileiro não compareceu.
Até agora, o líder argentino não teve nenhum encontro privado com Lula da Silva, com quem nem sequer falou ao telefone.
Na semana passada, Lula da Silva disse que ainda não tinha tido qualquer contacto com Milei, pois continua à espera que este "peça desculpa", tanto a ele como "ao Brasil", por essas declarações, que classificou de "absurdas".
Milei respondeu de imediato, numa entrevista a um canal de televisão argentino, na qual perguntou: "Desde quando é preciso pedir desculpa por dizer a verdade?"
Leia Também: Milei em evento conservador no Brasil e não encontra Lula no Mercosul