Concurso controverso dá prémios em dinheiro a crianças para abater gatos
Concurso deste ano alcançou um recorde, com quase 400 animais mortos.
© ShutterStock
Mundo Insólito
Há um concurso na Nova Zelândia que está a gerar controvérsia. O objetivo é que os participantes, incluindo crianças, cacem gatos selvagens, a troco de prémios em dinheiro, tendo o concurso deste ano produzido o maior número de animais mortos até à data - cerca de 340.
Segundo explica o The Guardian, o evento, que acontece em North Canterbury, terminou no fim de semana, e está aberto a crianças e adultos. Além dos gatos selvagens - só introduzidos em 2023 -, os participantes podem também caçar veados, porcos, patos, gambás e coelhos.
A mais recente categoria gerou protestos de ativistas dos direitos dos animais e o organizador do evento, Matt Bailey, disse que a mesma foi criada para ajudar a gerir a população de gatos selvagens, que ameaçam a vida selvagem nativa e transportam doenças que põem em risco o gado dos agricultores.
O caçador com maior número de gatos mortos recebe um prémio de 500 dólares neozelandeses, cerca de 282,90 euros, enquanto aquele que capturar o maior gato recebe um prémio de 1.000 dólares neozelandeses, cerca de 565 euros.
Só este ano, participaram no evento mais de 1500 pessoas, das quais cerca de 440 tinham menos de 14 anos de idade.
Ativistas dos direitos dos animais marcaram presença no evento para protestar. Os manifestantes consideram que o concurso é cruel para os animais, dessensibiliza as crianças para a violência e põe em risco os gatos domésticos.
"Não há nada de conservador em encorajar crianças a matar animais", disse Sarah Jackson, que participou no protesto, citada pelo The Guardian.
Matt Bailey desvalorizou os protestos, dizendo que "não está muito preocupado com as pessoas que não entendem".
"As crianças da região rural crescem num ambiente onde os animais são caçados, esfolados, processados e comidos. É a vida rural normal", disse, sublinhando que há medidas para garantir que os gatos domésticos não são visados no concurso.
O participante a ganhar o prémio de 500 dólares neozelandeses matou 65 gatos. O evento angariou ainda cerca de 60 mil dólares neozelandeses, mais de 33 mil euros, para uma escola local e uma piscina comunitária.
Leia Também: Mulher joga pela primeira vez na lotaria e... ganha 50 mil dólares
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com