Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Detido "perigoso fugitivo" em Espanha. Era procurado há mais de 10 anos

Homem matou a companheira, mãe dos seus dois filhos, em 2011.

Detido "perigoso fugitivo" em Espanha. Era procurado há mais de 10 anos
Notícias ao Minuto

19:05 - 03/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Corpo Nacional da Polícia de Espanha anunciou, esta quarta-feira, que deteve um "perigoso fugitivo", que era procurado pelas autoridades espanholas pelo estrangulamento até à morte da companheira, há mais de uma década.

Em comunicado, a polícia explica que os factos pelos quais o fugitivo, de nacionalidade equatoriana, era procurado ocorreram em 2011, "quando matou a vítima, com quem tinha dois filhos em comum, por asfixia mecânica enquanto esta dormia".

Os agentes "localizaram-no num parque infantil da cidade de Saragoça acompanhado de uma nova parceira, razão pela qual levaram a cabo uma operação urgente", que viria a culminar na sua detenção.

A investigação em causa faz parte de uma operação denominada 'Violeta', que tem como objetivo localizar os fugitivos procurados pelos crimes sexuais mais graves em Espanha.

A polícia "excluiu a hipótese" de este ter regressado ao seu país durante a sua fuga e confirmou que ele ainda "se encontrava escondido" em Espanha.

"Na sequência de numerosas investigações policiais, os agentes puderam comprovar que toda a comitiva do investigado continuava a residir na cidade onde foram cometidos os crimes, embora mudando constantemente de morada", lê-se.

"Em meados de junho, o fugitivo foi visto num parque infantil da capital aragonesa acompanhado de uma nova companheira afetiva. Perante as novas informações e o risco de esta nova mulher poder estar em perigo, foi desencadeada uma operação policial urgente. Dias depois, os agentes localizaram-no numa zona próxima de um dos parques infantis do bairro onde se encontrava", lê-se.

A polícia explica que "dada a sua forte semelhança física com dois dos seus irmãos, de idade semelhante, foi necessário confirmar a sua identidade através de diferentes tatuagens".

Após "a adoção de rigorosas medidas de segurança - devido à sua corpulência e perigosidade - foi detido" e colocado à disposição das autoridades judiciais.

Leia Também: Polícia espanhola detém oito pessoas por troca de propaganda terrorista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório