Zelensky agradece apoio ao novo primeiro-ministro britânico Keir Starmer

O Presidente ucraniano felicitou hoje o novo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, agradecendo-lhe por ter reafirmado o seu "apoio inabalável" à Ucrânia, anunciou Volodymyr Zelensky na rede social X.

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/07/2024 22:16 ‧ 05/07/2024 por Lusa

Mundo

Volodymyr Zelensky

"Coordenámos as nossas posições antes da cimeira da NATO, a realizar na próxima semana em Washington", onde o apoio à Ucrânia será um dos principais temas, acrescentou o Presidente ucraniano, a propósito da conversa telefónica entre os dois líderes.

"Estou grato ao primeiro-ministro Starmer por reafirmar o apoio de princípio e inabalável do Reino Unido à Ucrânia", escreveu Volodymyr Zelensky.

O Reino Unido tem sido um forte apoiante de Kyiv desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro de 2022.

Keir Starmer garantiu ao Presidente dos EUA, Joe Biden, o apoio "inabalável" de Londres à Ucrânia, na primeira troca telefónica entre os dois homens, na sexta-feira, horas depois da tomada de posse.

"Os líderes reafirmaram a força do seu compromisso com a Ucrânia e o primeiro-ministro sublinhou que o apoio britânico à Ucrânia é inabalável", afirmou o gabinete de Starmer.

Os dois líderes "falaram da sua lealdade partilhada à relação especial entre o Reino Unido e os EUA e das suas ambições partilhadas para um maior crescimento económico", refere o comunicado.

O novo primeiro-ministro britânico "espera trabalhar lado a lado em toda a extensão desta relação, incluindo na aliança Aukus e na garantia de um Indo-Pacífico livre e aberto".

O Reino Unido, os Estados Unidos e a Austrália criaram uma nova aliança militar denominada Aukus, que é vista como tendo como principal objetivo contrariar o crescente poder militar da China na região da Ásia-Pacífico.

Joe Biden já tinha felicitado Keir Starmer por ter conduzido o Partido Trabalhista a uma vitória esmagadora nas eleições gerais britânicas.

O Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, venceu as eleições gerais de quinta-feira, pondo fim a 14 anos de governos conservadores.

Leia Também: Presidente da Ucrânia saúda "vitória convincente" dos trabalhistas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas