Os autocarros, com mais de 50 pessoas, caíram no rio Trishuli, cujo caudal foi aumentado por chuvas contínuas nos últimos dias, enquanto a forte precipitação das monções tornou as águas de um tom castanho escuro que dificulta a localização dos destroços.
O corpo de um homem foi encontrado a cerca de 50 quilómetros do local onde caíram os autocarros, disse o responsável do Governo Khima Nanda Bhusal.
As condições atmosféricas melhoraram hoje e as equipas de salvamento puderam percorrer mais terreno à procura dos autocarros desaparecidos e dos passageiros.
Equipamentos pesados permitiram retirar grande parte da terra que cobriu a estrada, facilitando o trabalho de buscas na zona.
Equipas de militares e de polícias empenharam botes de borracha, mergulhadores e equipamentos com sensores para tentarem localizar os autocarros, que foram empurrados da estrada para o rio pelo deslizamento de terras.
Três pessoas foram ejetadas dos autocarros e foram tratadas num hospital próximo.
Os autocarros seguiam na principal estrada que liga a capital do Nepal ao sul do país quando foram arrastados na sexta-feira de manhã perto de Simaltal, cerca de 120 quilómetros a oeste de Katmandu.
Um terceiro autocarro foi atingido por outra derrocada na sexta-feira de manhã, a pouca distância, na mesma autoestrada.
Segundo as autoridades, o motorista morreu, mas não ficou claro se houve outras vítimas.
A época das monções provoca chuvas torrenciais no Nepal entre junho e setembro, causando frequentemente derrocadas nas montanhas do país dos Himalaias.
O Governo proibiu a circulação de autocarros com passageiros, à noite, nas áreas sob avisos meteorológicos, de acordo com o Ministério da Administração Interna.
Leia Também: PM nepalês perde o lugar após chumbo de moção de confiança