Numa mensagem divulgada na sua conta na rede social X, Michel felicita Metsola e salienta que o Conselho Europeu mantém o compromisso de trabalhar com o PE "para uma Europa mais forte".
Também na X, a presidente do executivo comunitário -- que na quinta-feira vai a votos no PE também para um novo mandato -- refere que a reeleição da eurodeputada maltesa é "completamente merecida", salientando que a "liderança e paixão" de Roberta Metsola pela Europa "é mais precisa do que nunca".
A presidente do Parlamento Europeu, a maltesa Roberta Metsola, foi hoje reconduzida no cargo até ao início de 2027 com uma maioria de 562 votos e por aclamação, na sessão plenária da assembleia europeia.
Congratulations @RobertaMetsola on your re-election as @EP_President.
— Charles Michel (@CharlesMichel) July 16, 2024
The European Council is committed to continue working together with @Europarl_EN for a stronger European Union for our citizens. pic.twitter.com/BBo1WSjHj7
Congratulations, dear @RobertaMetsola, on your reelection as @EP_President
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) July 16, 2024
Fully deserved.
Your leadership and passion for Europe is more needed than ever. pic.twitter.com/iqnRm1Yntf
A reeleição ocorreu no arranque da primeira sessão plenária do novo mandato da assembleia europeia, na cidade francesa de Estrasburgo, com Roberta Metsola -- que foi proposta pelo Partido Popular Europeu -- a arrecadar 562 votos a favor (de um total de 623 votos válidos) e 76 brancos e nulos, entre um total de 720 eurodeputados, na primeira volta do escrutínio.
Contra a candidata concorreu a ex-ministra da Igualdade de Espanha, Irene Montero, proposta pela Esquerda Europeia, que recolheu 61 votos a favor.
Leia Também: Roberta Metsola reeleita presidente do Parlamento Europeu