"Parabéns, Ursula von der Leyen pela reeleição. Desejo-to todo o sucesso neste novo mandato, para fazer frente às muitas ameaças à União Europeia e para fortalecer a União enquanto um ator global de confiança", escreveu o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, na rede social X (antigo Twitter).
O Parlamento Europeu aprovou hoje a recondução da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por mais cinco anos.
A votação ocorreu na primeira sessão plenária da nova legislatura da assembleia europeia, na cidade francesa de Estrasburgo, com a política alemã de centro-direita Ursula von der Leyen a receber 401 votos favoráveis, 284 contra, 15 abstenções e sete inválidos.
O aval de hoje à recondução -- que implicava pelo menos 360 votos favoráveis (metade dos eurodeputados mais um, dado que um dos parlamentares não tomou posse) -- surgiu depois de a candidata do Partido Popular Europeu (PPE) ter mantido reuniões nos últimos dias com várias bancadas políticas do hemiciclo europeu (como Socialistas, Liberais, Verdes e Conservadores) para apelar à aprovação destes parlamentares para um novo mandato de cinco anos.
Congratulations Ursula @vonderleyen on your re-election.
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) July 18, 2024
I wish you the best for this new mandate, and for tackling the many threats challenging the European Union and strengthening the EU as a reliable global actor.
Leia Também: "Europa mais soberana". Macron saúda com reeleição de von der Leyen