Hutis prometem "resposta eficaz" a ataque israelita no Iémen

Israel reivindicou um ataque ao porto de Hodeida, que os Hutis dizem ter causado mortos.

Notícia

© Mohammed Hamoud/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
20/07/2024 20:46 ‧ 20/07/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Israel/Palestina

Os rebeldes xiitas Hutis do Iémen prometeram, este sábado, uma "resposta eficaz" ao ataque de Israel no porto de Hodeida, cidade iemenita ocupada pelo movimento extremista.

 

"A nossa posição para o apoio e vitória do povo palestiniano deriva dos nossos princípios, crenças e religião. Não vacilaremos ou recuaremos. Continuaremos esse apoio, se Deus quiser, e haverá ataques mais significativos ao nosso inimigo", avançou o Conselho Político Supremo Huti, em comunicado citado pela agência de notícias Al Jazeera.

O ataque em Hodeida reivindicado por Israel foi uma resposta a um ataque dos Huti com drones em Telavive, que vitimou mortalmente uma pessoa. "Hoje dissemos chega", disse o porta-voz internacional do exército israelita, Nadav Shoshani, no X (antigo Twitter).

"O fogo que lavra atualmente no Iémen é visível em todo o Médio Oriente. A primeira vez que os Hutis fizeram mal a um cidadão israelita, nós atacámo-los. Fá-lo-emos em qualquer lugar onde seja necessário", afirmou o ministro Yoav Gallant, que aprovou esta manhã os bombardeamentos de Hodeida, na costa do Mar Vermelho, um dia depois de um 'drone' dos rebeldes ter matado um civil israelita em Telavive.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acompanhou os ataques deste sábado em direto, juntamente com o chefe do Estado-Maior, Herzi Halevi, e por Gallant, que acrescentou que os Hutis atacaram Israel "mais de 200 vezes" nos últimos meses.

"O sangue dos cidadãos israelitas tem um preço. Isto ficou claro no Líbano, em Gaza, no Iémen e noutros lugares: se eles se atreverem a atacar-nos, o resultado será o mesmo", ameaçou.

As forças armadas israelitas divulgaram um vídeo de caças F-15, alegadamente antes de descolarem para o ataque no Iémen.

Nas redes sociais, centenas de utilizadores publicaram vídeos mostrando os aviões a sobrevoar o Mar Vermelho, filmados a partir da cidade de Eilat, no sul de Israel.

Os Hutis confirmaram que jatos israelitas bombardearam depósitos de petróleo e a central elétrica da cidade portuária de Hodeida, onde o Ministério da Saúde huti disse haver "mortos e feridos".

"Uma agressão israelita brutal contra o Iémen teve como alvo instalações civis, depósitos de petróleo e a central elétrica em Al Hodeida (...) para nos impedir de apoiar Gaza, que é um sonho que não se realizará", declarou o porta-voz dos insurgentes, Mohamed Abdelsalam, na sua conta oficial da rede social X (antigo Twitter).

Leia Também: Israel admite novos ataques no Iémen (e Hutis indicam vítimas mortais)

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas