Candidato Robert F. Kennedy elogia desistência de Biden

O candidato independente à presidência dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy, elogiou hoje Joe Biden por ter desistido da corrida à reeleição e criticou o Partido Democrata por ter ocultado a "degeneração" do Presidente, de 81 anos.

Notícia

© Roy Rochlin/Getty Images

Lusa
21/07/2024 22:11 ‧ 21/07/2024 por Lusa

Mundo

EUA

"Felicito o Presidente Biden por se ter demitido. As suas fraquezas eram óbvias desde o início para qualquer observador de bom senso", escreveu nas redes sociais.

 

Foi essa "deterioração progressiva e o seu abandono dos princípios do Partido Democrata" que, segundo F. Kennedy Jr., o levou a entrar na corrida e a garantir que os eleitores norte-americanos "tivessem uma alternativa viável e vigorosa" ao candidato republicano, Donald Trump.

Na rede X, o candidato apelidou a reação dos democratas como uma tentativa de esconder do povo "a degeneração" de Biden "e de retirar fundos à democracia para o forçar a tornar-se o candidato do seu partido".

As críticas e a pressão sobre Biden não pararam de crescer desde o debate eleitoral contra Trump, a 27 de junho, no qual pareceu desorientado e incapaz de terminar frases e de contrariar as alegadas mentiras do adversário.

Na sua mensagem de demissão, o Presidente democrata pediu votos para a sua "número dois", Kamala Harris, que agradeceu o seu apoio e confirmou que será candidata.

Kennedy Jr. advertiu que "muitos americanos temem que as mesmas elites do Comité Nacional Democrata estejam prestes a manipular novamente o processo de nomeação para conseguir uma vice-presidente monumentalmente impopular" para ocupar o lugar de Biden.

O Partido Democrata vai realizar a sua convenção nacional de 19 a 22 de agosto em Chicago e o candidato independente apelou a que o processo seja aberto.

"Se tivesse sido assim desde o início, eu não teria tido de abandonar o partido", concluiu.

A desistência de Joe Biden acontece um mês antes da convenção dos Democratas, na qual deverá ser escolhido novo candidato. A convenção está marcada de 19 a 22 de agosto, em Chicago, e o que deveria ser uma confirmação de Joe Biden na corrida à Casa Branca transformou-se num "concurso aberto", no qual 4.700 delegados vão votar num candidato para defrontar o republicano Trump.

Leia Também: Trump ter-se-á encontrado com Robert F. Kennedy para pedir-lhe apoio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas