Tubarões na costa do Brasil testam positivo para presença de cocaína

Todos os exemplares, que viviam em zonas costeiras e estavam mais suscetíveis à poluição, testaram positivo para a presença de cocaína numa concentração 100 vezes mais alta do que o registado anteriormente noutros animais aquáticos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
23/07/2024 09:58 ‧ 23/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Uma amostra de tubarões na costa do Rio de Janeiro, no Brasil, testou positivo para a presença de cocaína, segundo um estudo divulgado a 15 de julho.

 

Os dados foram recolhidos por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, que encontraram provas de que os tubarões estão a ser afetados pelos estupefacientes largados pelos traficantes, que poluem o oceano, noticiou a Sky News.

Ao dissecar 13 tubarões da espécie 'rhizoprionodon lalandii' que tinham sido comprados a embarcações de pesca de pequeno porte, os investigadores apuraram que todos os exemplares, que viviam em zonas costeiras e estavam mais suscetíveis à poluição, testaram positivo para a presença de cocaína numa concentração 100 vezes mais alta do que o registado anteriormente noutros animais aquáticos.

Este é o primeiro estudo a encontrar a presença de cocaína em tubarões selvagens. Descobriu, também, que a substância era mais prevalente no tecido muscular do que no fígado dos animais.

Ainda assim, os especialistas assumiram que a amostra era “muito limitada” e que o impacto da droga na vida aquática não é totalmente conhecido.

Leia Também: Devolvido ao mar tubarão retido na Lagoa de Santo André

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas