Meteorologia

  • 07 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

"Importante". Barbie anuncia (também) boneca negra com Síndrome de Down

Esta nova boneca tem "uma estrutura mais curta, um tronco mais comprido e pouca tonificação muscular", além de um rosto com "uma forma mais redonda".

"Importante". Barbie anuncia (também) boneca negra com Síndrome de Down
Notícias ao Minuto

14:16 - 23/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Barbie

Depois de, em 2023, uma Barbie com Síndrome de Down ter sido introduzida no mercado, a Mattel voltou a juntar-se à National Down Syndrome Society (NDSS) para criar uma nova boneca para a linha Barbie Fashionistas. Foi assim que surgiu a nova Barbie negra com Síndrome de Down, que foi concebida de perto com os membros daquela comunidade.

 

Para o efeito, a NDSS “colocou a marca em contacto com um grupo de pessoas negras da comunidade com Síndrome de Down, incluindo uma jovem mulher negra com Síndrome de Down, para analisar a escultura, o cabelo, a moda e os óculos da boneca”, adiantou a Mattel, em comunicado.

Esta nova boneca tem “uma estrutura mais curta, um tronco mais comprido e pouca tonificação muscular”, além de um rosto com “uma forma mais redonda, orelhas mais pequenas e uma ponte nasal plana”. Os olhos, por seu turno, são “ligeiramente inclinados em forma de amêndoa e a íris tem pontos brancos”, ao passo que “as palmas das mãos incluem uma única linha, uma caraterística frequentemente associada às pessoas com Síndrome de Down”.

“A boneca tem uma textura de cabelo entrançado, que foi uma das principais características pedidas pela comunidade negra com Síndrome de Down”, elencou a empresa.

Também o vestuário foi pensado ao detalhe, uma vez que a paleta de cores azul e amarelo representa a consciencialização para a doença e as “três setas em alguns dos corações do vestido representam o terceiro cromossoma 21 que os indivíduos com Síndrome de Down têm”.

"Sentimento de pertença". Agora há uma Barbie com deficiência visual

A Mattel colaborou com a Fundação Americana para Cegos, por forma a assegurar-se de que todos os pormenores, desde os olhos até ao vestuário, retratavam com precisão as pessoas com cegueira e baixa visão.

Notícias ao Minuto | 09:29 - 23/07/2024

“A boneca também usa óculos cor-de-rosa, representando os indivíduos com Síndrome de Down que muitas vezes têm dificuldades de visão”, complementou.

A presidente e CEO da NDSS, Kandi Pickard, confessou que a organização tem muito orgulho nesta parceria, “à medida que [a marca] cresce para refletir o nosso mundo diversificado e bonito”.

“A NDSS está entusiasmada por apresentar uma segunda boneca Barbie com Síndrome de Down. O lançamento desta boneca ao lado da nova boneca Barbie com cegueira marca outro passo importante na expansão da representação da comunidade de pessoas portadoras de deficiência”, afirmou.

A linha Barbie Fashonista passou a incluir, em 2019, 176 bonecas com nove tipos de corpo diferentes, 35 tons de pele e 94 estilos de cabelo. Além de uma boneca com uma prótese de perna e uma cadeira de rodas, a coleção conta ainda com uma Barbie surda e uma boneca Ken com vitiligo, uma doença autoimune que faz com que a pele perca pigmento. Além da Barbie negra com Síndrome de Down, a Mattel anunciou também uma Barbie cega, sobre a qual poderá ler aqui.

Leia Também: "Sentimento de pertença". Agora há uma Barbie com deficiência visual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório