O Corpo Nacional de Polícia de Espanha deteve, em Alicante, dois fugitivos que eram procurados pelas autoridades romenas e que eram membros de uma associação criminosa dedicada ao tráfico de droga.
Em comunicado, esta terça-feira, a polícia explica que os homens já tinham sido condenados e um deles, o líder da organização, "utilizava várias identidades e tinha modificado as suas características físicas para evitar ser identificado, tendo mesmo removido 70% das tatuagens do seu corpo e alterado as suas impressões digitais".
Segundo a mesma nota, as investigações tinham começado em 2022, quando os agentes tiveram conhecimento da possível presença em Espanha "de um fugitivo que era procurado pelas autoridades judiciais romenas e que estava a cumprir uma pena de prisão pelos crimes de tráfico de droga e organização criminosa".
O fugitivo "tinha criado uma organização criminosa cujo objetivo, durante 2013 e 2014, era traficar drogas na Roménia, nomeadamente substâncias psicoativas".
O arguido "utilizava numerosas identidades falsas e dispunha das infraestruturas necessárias para obter esses documentos. Graças a isso, e ao longo dos últimos anos, tinha conseguido iludir as autoridades policiais e manter o anonimato, escapando assim à justiça. Além disso, modificou as suas características físicas, emagrecendo, removendo 70 % das tatuagens do corpo, injetando-se com botox e alterando as suas impressões digitais", especifica a polícia espanhola.
Seguindo sempre o rasto do fugitivo, os investigadores descobriram que este "poderia residir numa mansão perto da cidade de Pedreguer (Alicante) e, uma vez localizado o endereço, os agentes detetaram que havia dois homens na casa, sendo um deles outro fugitivo, membro da sua organização criminosa, que também era objeto de um mandado de captura europeu para detenção e entrega pela Roménia".
Por fim, "e embora ambos estivessem a tomar diferentes medidas de segurança e autoproteção, os investigadores conseguiram deter o chefe da quadrilha nas imediações da sua casa, quando este se encontrava a tratar de negócios num estabelecimento comercial próximo, e o segundo quando estava prestes a sair de casa".
Pode ver um vídeo da detenção na galeria acima.
Leia Também: Encontrado com vida jovem britânico que estava desaparecido em Maiorca