Kamala Harris ainda mal começou a fazer campanha eleitoral pelos Estados Unidos - faltando-lhe também ser nomeada como candidata do Partido Democrata -, mas o apoio com que conta tem jogado não só à defesa (com angariações que já superaram arrecadadas para Joe Biden), mas também ao ataque, como mostra um vídeo partilhado nas redes sociais.
Em causa estão declarações de JD Vance, o republicano que Donald Trump escolher para 'vice', caso ganhem a corrida à Casa Branca. Mas com Kamala com uma vice-presidência já nos registos e 'na mira' da presidência, e JD Vance a tentar alcançar a vice-presidência, há posições que a internet não deixou esquecer.
Falamos de declarações feitas em 2021, quando JD Vance, então senador pelo Ohio, critica na Fox News o Partido Democrata, referindo-se a estes como "um grupo de senhoras sem filhos e com gatos que são miseráveis nas suas vidas e também com as escolhas que fizeram". Vance apontou ainda que "tal como as escolhas miseráveis que fizeram na suas vidas, também queriam fazer o resto do país miserável".
JD Vance referia-se não só a Kamala Harris, que não tem filhos biológicos, como também ao agora secretário de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, e à congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez.
“É um facto que, se olharmos para Kamala Harris, Pete Buttigieg, AOC, todo o futuro dos democratas é controlado por pessoas sem filhos. E como é que faz sentido entregarmos o nosso país a pessoas que não têm um interesse direto nele?", questionou na altura.
As imagens voltaram a tornar-se virais nas redes sociais, com várias críticas. A democrata Hillary Clinton partilhou as imagens na rede social X (antigo Twitter), escrevendo na publicação: "Que homem normal e compreensível, que, de certo, não odeia que as mulheres tenham as suas liberdades", ironizou.
Já nas últimas horas, Pete Buttigieg, que hoje tem dois filhos, comentou a situação referindo que, apesar de Vance não saber na altura, o próprio secretário e o marido estavam a passar um "mau bocado" por causa da tentativa de adoção em que estavam - e que se realizou ainda nesse ano.
"Ele não podia saber isso, mas se calhar é por isso que não se deve falar dos filhos das outras pessoas", referiu, tal como pode ver nas imagens. "E não é só os meus filhos ou a família da vice-presidente. Tem a ver com as nossas famílias, com as famílias das pessoas cujo bem vai depender de um futuro liderado por alguém como Kamala Harris, que se fica na liberdade e bem estar familiar", acrescentou.
“Maybe that’s why you shouldn’t be talking about other people’s children.” - @PeteButtigieg on @CNN responding J.D. Vance
— adam davis (@InternAdam) July 24, 2024
Please let him be Kamala’s VP choice. pic.twitter.com/yD8FaYSRyb
Leia Também: Republicanos pedem para se evitarem ataques sexistas ou racistas a Harris