O jardim zoológico de Montpellier, em França, deu as boas-vindas, no sábado, a um rinoceronte branco, uma estreia para este parque.
A notícia foi dada a conhecer esta quarta-feira pelas autoridades municipais e pelo próprio jardim zoológico.
"No sábado, 20 de julho, após 16 meses de espera, as equipas do parque tiveram a alegria de descobrir o nascimento do pequeno rinoceronte. Nola, uma fêmea de 8 anos e meio, e Troy, um macho de 13 anos e meio, tinham acasalado há mais de um ano, e toda a equipa estava presente para acompanhar de perto esta incrível gestação", declararam a autarquia local e a direção do zoo, num comunicado de imprensa citado pela imprensa francesa.
Michaël Delafosse, presidente da Câmara Municipal de Montpellier, recordou que o rinoceronte branco" é uma espécie em vias de extinção, pelo que este nascimento era aguardado com grande expetativa".
O autarca congratulou-se ainda com o facto de terem sido realizados grandes trabalhos desde o final de 2022 para transformar o recinto e melhorar a qualidade de vida dos animais, nomeadamente uma área dedicada ao parto.
Este é o primeiro nascimento viável de um rinoceronte branco no Jardim Zoológico de Montpellier.
De notar que os rinocerontes têm muito poucos predadores naturais, mas o seu número tem sido dizimado pela caça furtiva desde a década de 1970. A África do Sul alberga quase 80% da população mundial de rinocerontes brancos, atualmente estimada em menos de 13.000 exemplares.
Leia Também: É detido após decapitar gaivota que tentou roubar batatas fritas à filha