Médio Oriente: Irão condena receção do Congresso dos EUA a Netanyahu
O Irão condenou hoje a receção dada no Congresso norte-americano ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em plena guerra na Faixa de Gaza.
© Getty Images
Mundo EUA/Israel
"As crianças palestinianas são massacradas todos os dias pelo talhante de Telavive e, perante todos estes crimes, o Governo e o Congresso norte-americanos dão as boas-vindas a este carrasco com aplausos", acusou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Nasser Kanani.
"O primeiro-ministro criminoso de um regime fictício é calorosamente recebido pelos seus apoiantes após nove meses de genocídio e infanticídio", acrescentou o porta-voz da diplomacia iraniana.
O Irão não reconhece o Estado de Israel e é um aliado do movimento islamita palestiniano Hamas, que realizou um ataque sem precedentes em solo israelita em 07 de outubro, que desencadeou a guerra em Gaza.
"No Médio Oriente, o eixo de terror do Irão desafia os Estados Unidos, Israel e os nossos amigos árabes. Não se trata de um choque de civilizações, mas de um choque entre a barbárie e a civilização", disse Netanyahu, na sua intervenção perante o Congresso dos EUA.
O ataque do Hamas, em 07 de outubro, resultou na morte de 1.197 pessoas, a maioria civis, segundo dados oficiais israelitas.
Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que provocou 39.175 mortos na Faixa de Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde do Governo de Gaza liderado pelo Hamas, que não dá informações sobre o número de civis e combatentes mortos.
Leia Também: Biden passa "tocha" na Casa Branca, Netanyahu apela à união no Capitólio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com