Um cão da polícia do condado de Union, na Carolina do Norte, Estados Unidos, tornou-se no 'herói' do dia, ao ajudar uma criança com autismo não verbal que estava perdida a chegar a casa sã e salva.
A história remonta a 7 de julho, quando, segundo a CNN Internacional, os serviços de emergência locais receberam um alerta para uma criança que caminhava sozinha na rua.
O menino não conseguia, no entanto, explicar onde vivia ou quem eram os seus pais, pois sofria de autismo não verbal, o que dificulta as suas capacidades comunicativas.
Foi então que o cão Remi, de um ano de idade, entrou em ação, num modo de trabalho pouco ortodoxo. "Normalmente, os cães rastreiam de onde saiu a pessoa para tentar descobrir onde está atualmente. Desta vez, estávamos a fazer o contrário", disse o tenente oficial James Maye à CNN.
Foi então utilizado "um pedaço de gaze esterilizada para recolher o cheiro dos antebraços (da criança) e da nuca" e, ao fim de cerca de 15 minutos, Remi conseguiu orientar o menino e os agentes da autoridade até à sua casa, a cerca de 800 metros do lugar onde se encontrava.
Naquele momentos, a polícia verificou que a porta da garagem da casa estava aberta e que a criança, de seis anos, teria abandonado a casa sem informar ninguém.
A técnica utilizada neste caso passou a fazer parte do 'livro de regras' dos agentes caninos, acrescenta a CNN.
O xerife do Condado de Union, Eddie Cathey, "está extremamente orgulhoso do trabalho duro e da dedicação colocada no treino [dos cães], e estamos felizes por estar a ajudar uma família local no seu momento de necessidade".
Leia Também: Eis o momento em que avó e netos são resgatados após carro cair de ponte