Depois de uma semana onde os termómetros chegaram aos 40ºC - tanto no Norte como no Sul do país -, o verão vai ser 'interrompido'.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a próxima semana vai começar com a ocorrência de chuvas e aguaceiros, "que poderão ainda fazer sentir-se no Interior Norte na terça-feira, dia 30".
O fenómeno deve-se, segundo os especialistas explicam, "à influência a partir deste domingo de uma depressão pouco cavada, mas com expressão em altitude".
"A partir de quarta-feira, um anticiclone localizado na região dos Açores, que se estenderá em crista em direção ao Golfo da Biscaia, e um vale depressionário que se estenderá desde o Norte de África para a Península Ibérica, irão originar tempo quente e seco, à semelhança do que tem em geral ocorrido desde meados de julho", lê-se num comunicado partilhado esta sexta-feira no Facebook.
Segundo os meteorologistas, as temperaturas máximas na semana de 29 de julho a 4 de agosto deverão variar entre os 30ºC e os 38ºC no Interior do país, e entre os 22ºC e os 32ºC no Litoral. Os valores mais baixos deverão restringir-se a alguns locais da faixa costeira Ocidental.
"A temperatura mínima irá variar entre 15ºC e 20 °C, podendo na madrugada de segunda-feira, dia 29, ser de 21ºC ou 22 °C em alguns locais do interior e do sotavento algarvio", rematam.
Leia Também: Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente