Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Venezuela. Dois capitães do Exército pedem fim da repressão popular

  Dois capitães do Exército venezuelano enviaram hoje uma mensagem às Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela (FANB) a pedir que não reprimam o povo e avancem com uma junta transitória de Governo.

Venezuela. Dois capitães do Exército pedem fim da repressão popular
Notícias ao Minuto

23:26 - 30/07/24 por Lusa

Mundo Venezuela

"Hoje, 30 de julho de 2024, nós, os capitães Javier e Juan Carlos Nieto Quintero, membros das promoções Batalha de Mosquitero e de Ospino, dirigimo-nos a todo o corpo de generais e almirantes, oficiais, suboficiais e tropas das FANB para os persuadir a tomar as decisões corretas neste momento histórico que atravessa a pátria, hoje à beira de entrar numa espiral de violência e anarquia", explicam numa mensagem divulgada em vídeo.

 

Na mesma mensagem, divulgada pelas redes sociais, os capitães explicam que "o povo que está nas ruas está a ser reprimido" e que "até há jovens a morrer às mãos da delinquência".

"Lembrem-se, senhores oficiais, que as armas da República são para defender e não para reprimir o nosso povo", sublinham no vídeo divulgado pelas redes sociais.

A Venezuela regista desde segunda-feira protestos em várias regiões do país contestando os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O CNE da Venezuela proclamou oficialmente, na segunda-feira, como Presidente Nicolás Maduro, para o período 2025-2031.

Segundo o CNE, Nicolás Maduro foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo com 51,20% dos votos, tendo obtido 5,15 milhões de votos.

O principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, obteve pouco menos de 4,5 milhões de votos (44,2%), segundo os dados oficiais divulgados pelo CNE.

A oposição venezuelana reivindica, contudo, a vitória nas eleições presidenciais, com 70% dos votos para o seu candidato, Edmundo Gonzalez Urrutia, segundo afirmou a líder opositora María Corina Machado, recusando-se a reconhecer os resultados proclamados pelo CNE.

Leia Também: Portugueses temem que protestos na Venezuela afetem o dia a dia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório