O contratorpedeiro japonês JS Sazanami e a fragata de mísseis BRP Jose Rizal participaram no primeiro "exercício de cooperação marítima", anunciou o Exército filipino num comunicado.
Menos de um mês depois de um pacto entre o Japão e as Filipinas ter autorizado o movimento de tropas de um país para o território do outro, os dois navios testaram as suas comunicações e efetuaram manobras táticas no Mar da China Meridional, perto da costa filipina.
"Este exercício faz parte dos esforços para reforçar a cooperação regional e internacional com o objetivo de alcançar um espaço livre e aberto no Indo-Pacífico", refere o comunicado.
O exercício "demonstrou as capacidades táticas da Marinha filipina e das Forças de Auto-Defesa Naval japonesas, e reforçou os laços e o compromisso mútuo de manter a paz e a estabilidade na região", afirmou o Exército filipino.
Durante estas manobras, uma corveta da marinha chinesa do tipo Jiangdao foi avistada a cerca de 7,4 quilómetros de distância e uma fragata do tipo Jiangkai a cerca de 9 quilómetros, mas "não interferiram", disse um porta-voz da Marinha filipina, Xerxes Trinidad.
Há dois dias realizou-se um exercício semelhante, também no Mar da China Meridional, perto das Filipinas, entre o navio de patrulha filipino BRP Ramon Alcaraz e o navio de guerra americano USS Mobile.
As Filipinas e o Japão são aliados de longa data dos Estados Unidos. Os EUA têm um tratado de defesa mútua com as Filipinas desde a década de 1950.
O aumento dos confrontos entre a China e as Filipinas nos últimos meses alimentou o receio de um possível conflito que poderia levar a uma intervenção de Washington.
No entanto, Pequim e Manila mantiveram conversações em julho e chegaram a um "acordo provisório" para o reabastecimento das tropas filipinas num atol disputado.
A China reivindica um grande número de ilhotas no Mar da China Meridional, face às reivindicações concorrentes de outros países vizinhos (Filipinas, Vietname, Brunei, Malásia).
Esta semana, o Vietname anunciou que tinha enviado um navio da guarda costeira para as Filipinas para exercícios de treino conjuntos, os primeiros do género entre os dois países.
Leia Também: Instalação de mísseis dos EUA nas Filipinas cria tensão na região