Avião com 61 pessoas a bordo cai em São Paulo. Não há sobreviventes

Incidente aconteceu esta sexta-feira. Em causa está um avião turboélice de passageiros.

NotíciaVídeo

© Reprodução/Twitter

Notícias ao Minuto
09/08/2024 18:21 ‧ 09/08/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

 

 

Um avião de passageiros caiu, esta sexta-feira, em Vinhedo, no interior de São Paulo, no Brasil, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo - num total de 62 pessoas. As autoridades confirmaram que não há sobreviventes.

A aeronave pertence à Voepass Linhas Aéreas e tinha saído de Cascavel, no estado do Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo. O presidente brasileiro, Lula da Silva, já tinha revelado de que tinha sido informado que não havia sobreviventes

Autoridades dizem que não há sobreviventes de queda de avião em São Paulo

Autoridades dizem que não há sobreviventes de queda de avião em São Paulo

Desastre aéreo aconteceu esta sexta-feira.

Notícias ao Minuto | 19:23 - 09/08/2024

"A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 - avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 9 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave descolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo", disse a companhia, em comunicado, num primeiro momento. Mais tarde, o número de passageiros foi corrigido para 57. 

"A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo", acrescentou inicialmente.

Segundo a Autoridade Nacional de Aviação Civil do Brasil, o avião em questão, um ATR-72, é um avião bimotor de passageiros, com capacidade para 68 pessoas.

ATR-72 que caiu em Vinhedo é modelo popular em rotas regionais. Conheça-o

ATR-72 que caiu em Vinhedo é modelo popular em rotas regionais. Conheça-o

Modelo tem capacidade para 74 pessoas e é impulsionado por hélices.

Notícias ao Minuto | 19:08 - 09/08/2024

O alerta foi dado pelas 13h25 (17h25 em Portugal continental).

"Queda de aeronave, 7 equipas empenhadas, até o momento apenas essas informações", disse o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na rede social X.

Para o local foi também mobilizada a Força Aérea brasileira, além das autoridades. Vários hospitais na região também se chegaram a mobilizar para receber possíveis feridos. 

"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP). Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência", informou a Força Aérea. 

Já segundo informações do site Flightradar24, o avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5 quilómetros) em menos de dois minutos.

Há imagens da queda do avião, como o vídeo que pode ver na galeria acima.

[Notícia atualizada às 19h30]

Leia Também: Portugal envia especialistas para ajudar no combate aos fogos no Pantanal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas